Como sabemos, o uso da máscara é indispensável na hora dos cuidados contra o COVID-19. Contudo, os pequenos podem ter certa dificuldade em entender a importância deste Equipamento de Proteção Individual (EPI) e acabarem relutando na hora de utilizá-lo. Sendo assim, para tornar esse processo mais fácil, saiba Por que crianças devem usar máscaras e como incentivá-las. Continue a leitura e confira as nossas dicas!

Embora tenha se mostrado que as crianças compõem parte dos assintomáticos – que não apresentam os sintomas do vírus – ainda sim deve usar a máscara de forma a evitar uma possível transmissão, especialmente se o local está condicionado a uma maior taxa de disseminação e se vive com adultos que continuam saindo de casa para as suas tarefas.

Com base nisso, elucide afirmando que ao saírem de casa, se necessário, é preciso usar uma proteção facial que não deve ser retirada até voltarem. Isso porque existem “bichinhos” espalhados pelas superfícies e no ar que fazem mal à saúde e que, nesse sentido, a máscara se faz necessária. Importante repetir e relembrar os pequenos do contexto, afinal, eles aprendem com reforços, ficando mais propensos a compreender o desafio.

Além disso, os adultos da casa também devem dar o exemplo e usar a máscara. Sempre que possível, evite sair com as crianças, especialmente em locais com muita circulação de pessoas. Os pequenos podem colocar a mão em superfícies e objetos contaminados em um momento de distração dos adultos. Todo cuidado é pouco!

A SITUAÇÃO TAMBÉM PODE SER TRATADA DE FORMA LÚDICA

Existem iniciativas que tratam o assunto de forma lúdica quando os menores relutam um pouco mais em usar a máscara. Veja ideias:

  • Aposte em desenhos, histórias e outras atividades que a criança se identifique;
  • Coloque uma máscara no brinquedo preferido para representar visualmente a necessidade do EPI;
  • Existem disponíveis na internet vídeos e livros que explicam a necessidade do uso da máscara;
  • Sugira brincadeiras ao sair de casa, como um brinde ou prêmio se não tocar nem tirar a proteção na saída.

Se até a famosa Turma da Mônica convenceu o Cascão a tomar banho, incentivar os pequenos a usar máscara não é uma tarefa impossível, mas que deve ser constantemente feita devido ao retorno das atividades nas escolas conforme a vacinação avança no Brasil.

ESCOLHA O MELHOR MODELO PARA OS MENORES!

Geralmente as máscaras têm um tamanho único para os adultos. Por isso, quando pensamos nas crianças, elas devem ser adaptadas e confortáveis ao rostinho. O EPI deve cobrir muito bem a boca e nariz, ficando fixa sem que entre ar na lateral. Existem diversos modelos no mercado com estampas divertidas, como as feitas pela Aura Life.

A Máscara Cirúrgica é um EPI bastante versátil porque vai desde a estampa de unicórnios até teias de aranha. Composta por três camadas, com clipe nasal ajustável e elástico anatômico, tem uma proteção mínima de 95% contra bactérias e 98% de filtragem de partículas.

Outro modelo bastante acessível é o Neoprene Infantil. Bastante confortável e indicado para todos os dias, pode ser lavado com sabão depois do uso. As estampas também encantam os pequenos, como a máscara com ursos pandas e a tie dye. Para conferir detalhes, acesse a Loja Aura Life ou entre em contato no WhatsApp (51) 99370-3883.