Com a retomada gradual de atividades sociais, muitas pessoas voltaram para as ruas e para as academias nas suas rotinas de exercícios físicos, mas com todos os cuidados, incluindo máscaras. Entretanto, elas causam certo desconforto e, em muitos casos, dão uma sensação de sufocamento. Mas as máscaras são obrigatórias! Então, nesse cenário, confira aqui 5 dicas para retomar os exercícios físicos com proteção e conforto.

Qual máscara usar?

Recentemente, um estudo do Laboratório de Performance Humana indicou que o uso das máscaras de tecido durante o exercício físico não faz mal à saúde e nem interfere no desempenho. Isso porque elas têm uma eficiência no ar que entra e sai, diferente das máscaras PFF2 ou N95, que dificultam esse processo de troca.

De acordo com o diretor médico do Laboratório de Performance Humana, da Casa de Saúde São José, Fabrício Braga, “a gente inspira uma porcentagem média de 0,04% de gás carbônico (CO2) quando nossa respiração não está condicionada por esforço físico. Com o respirador (PFF2 ou N95), as pessoas precisariam inspirar uma quantidade muito maior. E quando você expira, você bota para fora 100 vezes isso, o que significa que uma parte que eu soprei vai ficar preso por causa da máscara”.

Dessa forma, a PFF2 ou a N95 é recomendada para a rotina de trabalho e demais atividades, como ir ao mercado, já as máscaras de tecido são mais indicadas para praticar esportes. Então, vejamos 5 dicas para retomar os exercícios físicos com a máscara de tecido:

Cuide a umidade da sua máscara

Quando a máscara fica mais úmida, ela perde a eficiência na proteção contra a COVID-19 e até dificulta a respiração durante a prática do exercício. Além disso, a movimentação do corpo pode desajustar a posição da máscara, o que prejudica a proteção do nariz e da boca, facilitando uma possível contaminação. Tenha sempre uma segunda opção de qualidade por perto!

Priorize um ritmo mais leve

Retomadas são um desafio, mais ainda com uma proteção no rosto que causa uma certa sensação de desconforto. Por isso, a dica é: inspire e expire mais devagar e profundamente. Mantenha um ritmo mais leve nas atividades e, se for necessário, reduza a carga e aumente as pausas entre as séries. Fique atento(a) a qualquer sinal de dificuldade! O mais importante é não se cobrar excessivamente, buscando apoio e ajuda sempre que preciso.

Continue mantendo o distanciamento social

Evite locais muito movimentados e prefira horários com pouca movimentação para praticar as atividades físicas. Não compartilhe garrafas de água, toalhinhas e outros objetos de cunho pessoal. Se for na rua, mesmo que ao ar livre tenhamos uma sensação maior de segurança pelo vírus não ficar concentrado somente em um lugar, continue mantendo o distanciamento.

Não toque em seu rosto

Olhos, nariz e boca são as principais portas de entrada para o vírus. Portanto, enquanto estiver na sua série de exercícios, evite tocar o rosto. Além disso, tenha sempre por perto o álcool em gel para higienizar as suas mãos.

Depois de todas essas dicas, escolha uma máscara que lhe auxilie nesse novo momento, garantindo proteção e, ao mesmo tempo, liberdade para se movimentar!

Como é o caso da Neoprene Stretch Light, composta por tecido anatômico, leve e respirável, ideal para atividades físicas, protegendo sem causar desconforto.

  • 100% nacional;
  • Matéria-prima atóxica;
  • Pode ser reutilizada após a lavagem com sabão neutro;
  • Durabilidade de até 2 mil lavagens;
  • Disponível em diversas cores e tamanhos.

A Neoprene é Aura Life e você encontra em todo o Rio Grande do Sul com as devidas certificações, selos e segurança que precisamos. A Aura Life é uma fabricante de equipamentos de proteção para a área da saúde, que fica no Parque Industrial Anselmi, em Feliz (RS). Com uma capacidade de produção em grande escala, tem em seu catálogo máscaras, aventais, toucas e propés.

Entre em contato com a Aura Life clicando aqui.

Post comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *