Se antes os Equipamentos de Proteção Individual, os chamados EPIs, eram parte da rotina de trabalho de algumas áreas, com a Pandemia eles se tornaram ainda mais essenciais.

Mais do que nunca, setores como saúde, estética e alimentação se deparam diariamente com uma série de protocolos de segurança que incluem o uso de máscaras, aventais, toucas e propés. Mas você realmente entende a importância e a necessidade desses EPIs? Vamos acompanhar e esclarecer mais sobre esse assunto neste texto.

A importância da EPI’s

Parece ser fácil a compreensão de que o tema é muito relevante, mas muitos ainda desconhecem ou custam a entender o real sentido da Biossegurançae os seus EPIs para a segurança do trabalho.

Acontece que qualquer ambiente profissional oferece riscos, alguns mais do que outros, o que explica a importância de oferecer dispositivos que garantam a proteção tanto dos profissionais quanto dos pacientes/clientes. Nas áreas da saúde, estética e alimentação, a exposição é ainda maior e os riscos envolvem um possível impacto a nível de bem-estar e saúde.

A Biossegurança e a Lei do Brasil

No Brasil, a Biossegurança é tão relevante que a regulamentação sobre os temas em torno do assunto está previsto em lei. Essa foi uma saída para expressar a importância e a necessidade dos EPIs, que são capazes de preservar a vida dos envolvidos e promover a segurança de todos. O órgão técnico responsável pela regulação e a fiscalização é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Ainda falando sobre lei, de acordo com a Portaria MTB Nº 3.214, de 08 de junho de 1978, considera-se EPI todo dispositivo ou produto de uso individual pelo trabalhador que é destinado à proteção de riscos. Portanto, cabe saber:

  • Usar o EPI apenas para a finalidade a qual está destinado;
  • Ser responsável pela conservação desse equipamento;
  • Comunicar ao fabricante qualquer alteração que torne o EPI inutilizável.

Vamos agora conhecer melhor cada um dos EPIs encontrados aqui na Aura Life?

Máscara

O EPI mais utilizado no último ano devido à Pandemia, isso porque ele é uma importante forma de proteção das mucosas da boca e do nariz, protegendo as vias superiores dos microrganismos presentes na fala, na tosse e no espirro.

A Aura Life conta com três modelos de máscaras, cada qual com suas particularidades. Confira:

Máscara de Neoprene Stretch Light: Indicada para a rotina das áreas de alimentação, estética, saúde, transporte e industrial. Confortável e anatômica, pode ser reutilizada após a lavagem com sabão neutro;

Máscara TNT Uso Civil: Também indicada para as áreas citadas anteriormente. Anatômica e com um clipe no nariz;

Máscara Cirúrgica: Indicada especialmente para a área da saúde, como em hospitais, clínicas e UBs. Conta com uma proteção bacteriana de 95%.

Avental

Também de suma importância, os aventais devem ser resistentes e impermeáveis, protegendo completamente o corpo contra secreções e fluídos.

Avental de SMS: Indicado para uso em hospitais e em procedimentos que exigem proteção impermeável;

Avental de TNT: Indicado para o uso nas áreas gastronômica, estética, saúde, transporte e industrial.

Touca

Medida de segurança e de higiene que evita quedas de cabelo – que representa potencial fonte de contaminação devido aos microrganismos contidos no fio. A Touca de TNT é indicada para o uso nas áreas gastronômica, estética, saúde, transporte e industrial. E claro: 100% nacional.

Propé

Por fim, mas não menos importante, temos o Propé. Ele é ideal para evitar o desprendimento de sujidades em áreas especiais e restritas, como hospitais e clínicas. Também é utilizado em outras áreas como as gastronômica, transporte e industrial. Protege ainda de eventuais fluídos corpóreos ou outros tipos de contaminação provenientes do meio externo.

Sobre a Aura Life

A Aura Life é uma fabricante de equipamentos de proteção para a área da saúde. Localizada no Parque Industrial Anselmi, em Feliz (RS), tem um ambiente totalmente certificado e produz máscaras, aventais, toucas e propés – todos itens necessários para o atual momento do mundo. Entre em contato conosco nos telefones (54) 99663-6344 ou (54) 98405-8540.

Share

Post comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *